Governo deve assentar 800 famílias no Paraná

Informativos – Últimas do MST
Governo deve assentar 800 famílias no Paraná

02/12/2004

A Fazenda 7 mil, um latifúndio improdutivo com mais de 14 mil hectares, foi ocupada no dia 08 de abril de 1997 por cerca de 800 famílias Sem Terra, após o INCRA (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) declarar o imóvel improdutivo. Agora, o Governo Federal adquiriu a área e fará o assentamento das famílias. A Fazenda fica próxima ao município de Jardim Alegre, no interior do Paraná.

Hoje é um pólo de desenvolvimento econômico que influencia toda a economia da região, com uma estrutura produtiva construída pelo reinvestimento da produção colhida sobre a área. Os dados são positivos: na safra 2002/03 foram colhidos e comercializados 510 mil sacas de milho de 60kg, 250 mil sacas de feijão de 60kg e 80 mil arrobas de algodão.

A maioria das famílias está vivendo em casas com energia elétrica e água encanada. Na área educacional, há uma oportunidade de acesso ao conhecimento e a cultura, são 358 educandos no ensino fundamental, 180 educandos no ensino médio e 11 turmas de Educação de Jovens e Adultos com 29 educadores. Para o atendimento popular na área de saúde, a comunidade conquistou um posto de saúde, com um médico semanal, organizou uma equipe de educadores comunitários de saúde e está implantando uma horta de plantas medicinais com o apoio de um médico naturalista.

No dia 18 de dezembro, as famílias irão organizar uma grande festa com um ato político da conquista do assentamento e um churrasco comunitário. À noite, o músico Pereira da Viola, o Grupo Viola Quebrada e cantores do MST farão um show popular pela Reforma Agrária.