Ministério constata que Brasil tem 250 milhões de hectares de terras sem dono

Informativos – Últimas do MST
Ministério constata que Brasil tem 250 milhões de hectares de terras sem dono

02/12/2004

Brasil tem 30% de suas terras “sem dono”. Isso representa 250 milhões de hectares de terras sem registro, segundo o Ministério do Desenvolvimento Agrário. Dos 850 milhões de hectares, cerca de 600 milhões estão registrados em cartórios.

A área representa um pouco mais que as regiões Sul e Sudeste juntas. Muitas terras podem ser devolutas e poderiam estar sendo usadas em assentamentos de agricultores Sem Terra.

O Desenvolvimento Agrário pretende conhecer os detalhes sobre as terras “sem dono”. Para isso o Ministério vai colocar em execução o Cadastro Fundiário e Regularização de Terras, que pela lei, deve ser feito a partir do georeferenciamento dos imóveis rurais. Ou seja, as medições mais precisas serão feitas através do GPS (Sistema de Posicionamento Global) ligado a um satélite. O mapeamento por GPS permitirá identificar discrepâncias entre a área registrada e a área real.

Depois da chacina de cinco sem terra que ocupavam terra devoluta em Felisburgo, Minas Gerais, o MST vê com bons olhos a ação do governo. Na avaliação de Marina dos Santos, da coordenação do movimento, o governo brasileiro tem que mostrar para a sociedade brasileira o quanto de terras devolutas existem para serem destinadas à Reforma Agrária.