Chávez aprova criação de emissora latino-americana Telesur

Informativos – Últimas do MST
Chávez aprova criação de emissora latino-americana Telesur

10/01/2005

Fonte Diário Vermelho

O presidente venezuelano, Hugo Chávez, anunciou ontem que autorizou a criação da emissora de televisão Televisora del Sur (Telesur), uma empresa anônima que terá alcance latino-americano e que buscará divulgar a “realidade” da região. A Telesur será “um meio de comunicação audiovisual hemisférico, que difundirá uma visão real da diversidade social e cultural da América Latina e do Caribe para oferecê-la ao mundo”, disse Chávez em seu programa de rádio e televisão Alô, Presidente, que acontece todo domingo.

A emissora começará a funcionar no final do mês de março. Por enquanto, seu único acionista é o Estado venezuelano, informou o ministro de Comunicação e Informação, Andrés Izarra. “A Telesur é uma sociedade anônima, e por isso podemos envolver outros Estados, inclusive investidores privados”, acrescentou Izarra.

No último mês de setembro, Izarra informou que Venezuela e Brasil concordaram em assinar um convênio para “dar base jurídica à Telesur”, um projeto que também envolveria a Argentina. “Vamos criar a Telesur, que será o canal dos países da América Latina para o mundo. Nesse esforço estão envolvidos os canais públicos da Argentina, Venezuelana de Televisão, e os canais de televisão pública do Brasil”, assegurou à época Izarra.