Queremos que as metas sejam cumpridas pelo governo, afirma Genoino

“Assumimos o compromisso de, na relação com o governo Lula, trabalhar por uma negociação. Queremos que as metas que já foram anunciadas em 2003 sejam cumpridas pelo governo”. A declaração é do presidente do Partido dos Trabalhadores, José Genoino, que falou ontem em Brasília (DF) sobre a necessidade da Reforma Agrária e a importância da Marcha Nacional.

“Eu quero manifestar aos integrantes da Marcha o apoio do PT à bandeira da Reforma Agrária, ao cumprimento das metas”, colocou Genoino. Para ele, a Reforma Agrária é fundamental para o desenvolvimento do país: “se nós queremos um desenvolvimento com inclusão, com emprego, distribuição de renda, a Reforma Agrária concretiza isso no campo”.

O presidente do PT lembrou ainda que a concentração de terras no Brasil é muito alta, privilegiando poucos proprietários e gerando desemprego no campo. “É uma maneira de aliviar o inchaço das grandes metrópoles, das grandes áreas urbanas, criando condições para que a população que vive no campo não só trabalhe na terra, como tenha condições de cidadania e dignidade para viver bem no campo”.

Metas do governo

Ao ser questionado sobre a meta estabelecida pelo governo de assentar 400 mil famílias, Genoino afirmou que cumpri-la será resultado de muito trabalho e luta. “A Reforma Agrária sairá em uma combinação entre ruas e governo. A pressão é legítima e o governo deve dialogar com o Movimento para buscar meios para a execução das metas para a Reforma Agrária”.

Genoino, que já havia declarado apoio à mobilização dos Sem Terra, confirmou a participação nas atividades da Marcha em Brasília. “Nós queremos cumprimentar todos e todas que estão participando e vamos trabalhar junto aos ministros que têm responsabilidade com a Reforma Agrária, direta ou indiretamente, e com o presidente Lula, para que possa acontecer uma negociação positiva”, concluiu.