Jornada de Agroecologia começa no Paraná

Por Thea Tavares

O 4º Encontro da Jornada de Agroecologia acontece de 25 a 28 de maio no Centro de Convenções e Eventos de Cascavel, região oeste do Paraná. A expectativa é de reunir seis mil pessoas, na sua maioria agricultores familiares e camponeses, além de técnicos e acadêmicos. O enfoque desta edição será a definição de políticas públicas voltadas para agroecologia, especialmente nas áreas de crédito rural, pesquisa, assistência técnica e extensão rural, agroindustrialização e educação para o campo. O lema da Jornada é “Terra Livre de Transgênicos e Sem Agrotóxicos”.

A Jornada de Agroecologia é uma articulação permanente entre MST, Comissão Pastoral da Terra (CPT-PR), Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA), Movimento das Mulheres Camponesas (MMC), Movimento dos Atingidos por Barragem (MAB e CRABI), Federação dos Trabalhadores em Agricultura Familiar (Fetraf-Sul) e os sindicatos de trabalhadores rurais, além de associações e cooperativas
de produção (AOPA, CAPA, Rede Ecovida) e de crédito (Sistema Cresol), ONG\\\’s que atuam no setor, é o caso do Terra de Direitos, do Deser, da AS-PTA, da Assessorar, da Fundação Rureco, do Instituto Equipe e do IAF.

Programação

A abertura oficial do 4º Encontro da Jornada de Agroecologia acontecerá amanhã, seguida de uma marcha dos participantes do evento pelas ruas da cidade de Cascavel, na qual será defendido o status do Paraná com uma referência em agroecologia e área livre de transgênicos. A Jornada quer cobrar, também, a aplicação da legislação brasileira, que determina que os alimentos geneticamente modificados ou que possuam mais de 1% de matéria-prima transgênica em sua composição sejam rotulados.

No segundo dia (26/05), os debates se darão em torno da análise do modelo atual de desenvolvimento, pautada no agronegócio, nas estratégias das grandes empresas transnacionais e no aumento desenfreado do desmatamento.

Estão previstas as participações do governador do estado, Roberto Requião, e dos ministros do Desenvolvimento Agrário, Miguel Rosseto, e do Meio Ambiente, Marina Silva.