O verdadeiro “mensalão” são os fazendeiros do “tratoraço”, diz Dom Tomás Balduíno

Fonte Agência Notícias do Planalto

O verdadeiro “mensalão” são os fazendeiros do “tratoraço”. A afirmação é do presidente da Comissão Pastoral da Terra (CPT), Dom Tomás Balduíno. A crítica do bispo se refere à mobilização de cerca de 15 mil grandes proprietários rurais que estão em Brasília esta semana em um protesto com máquinas e tratores.

Organizados pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA), os fazendeiros ligados ao agronegócio reivindicam do governo subsídios e medidas para compensar as perdas decorrentes da alta nos custos de produção e alterações climáticas.

Dom Tomás Balduíno denuncia que o que está em jogo é a renegociação da dívida bilionária desses produtores: “Esse pessoal do agronegócio que vem a Brasília chora de boca cheia. É claro, estão tirando partido da crise que se abateu sobre o governo a propósito da problemática ética e moral, levantando questão do ‘mensalão´. Agora, o verdadeiro ‘mensalão’ são eles, que devem ao cofres públicos cerca de R$ 30 bilhões, uma dívida que vem desde o tempo de Collor, passando por Fernando Henrique Cardoso e que vem só aumentando”.

Na opinião do deputado estadual Frei Sérgio Görgen (PT-RS), o Brasil precisa de “um novo modelo de agricultura porque do jeito que está são os pequenos que produzem e os grandes que ganham”. Na safra 2004/2005, por exemplo, os ruralistas receberam do governo mais de 5 vezes o valor destinado às pequenas propriedades, apesar de elas responderem por mais da metade da atividade agrícola do país.