MST ocupa fazenda de suspeito de ser mandande do massacre em Minas Gerais

Informativos – Últimas do MST
MST ocupa fazenda de suspeito de ser mandande do massacre em Minas Gerais

25/11/2004

Leia abaixo o comunicado do MST à sociedade e aos movimentos sociais sobre a ocupação da fazenda Rapa-Pau, na Bahia.

“O Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – Regional Sul/BA – realizou hoje (25) a ocupação da fazenda Rapa-Pau, em Itajuípe, Bahia, de propriedade da família do Sr. Adriano Chafik Luedy, em repúdio à impunidade contra os crimes e a violência no campo cometido pelo latifúndio.

Como já deve ser conhecimento de todos, em 20/11/04 – dia da morte do grande economista Celso Furtado, dia da Consciência Negra em que recordarmos Zumbi dos Palmares e os Quilombos; um dia após o Tribunal de Justiça do Pará que absolveu 145 cabos, sargentos e soldados que participaram do massacre de 19 Sem Terra em Eldorado dos Carajás, em 17/04/1996 – com muita dor no coração e com grande indignação, os trabalhadores (as) rurais do Acampamento Terra Prometida, na Fazenda Nova Alegria, em Felisgurgo, Minas Gerais, foram surpreendidos por rajadas de balas e disparadas por 18 pistoleiros a mando do fazendeiro Adriano Chafik. Na ação, 5 trabalhadores rurais foram mortos e mais de 20 encontram-se gravemente feridos, além de terem ateado fogo em todas as barracas, deixando as famílias à beira da estrada sem comida e sem pertences e extremamente aterrorizada.

Esse massacre e todos os outros são de total responsabilidade de Estado, que nada faz para agilizar a Reforma Agrária, e do latifúndio improdutivo, que mata trabalhadores (as) rurais e fica impune. Durante este ano foram registrados, segundo a Comissão Pastoral da Terra (CPT) 1.690 conflitos envolvendo 1.190.578 pessoas.

A nossa indignação é muito grande, pois trata de uma urgente e necessária à punição dos crimes bárbaros que tira a vida de trabalhadores (as), que acreditavam ser possível construir de fato um Brasil, um País de todos!

Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra – MST”