3º acampamento nacional quer soluções para regularização de terras e saúde indígena

Por Gisele Barbieri
Fonte Agência Notícias do Planalto

A Esplanada dos Ministérios, em Brasília abrigará nesta semana uma das maiores mobilizações nacionais do movimento indígena. Começou ontem o 3º Acampamento Terra Livre, que reúne cerca de 500 lideranças indígenas de todo o país, dentro das atividades do Abril Indígena. Debates e audiências com o poder público, serão a forma dos povos indígenas avaliarem e cobrarem as ações estabelecidas pelo governo federal, ano passado, quando foi realizado o segundo Abril Indígena.

Segundo o Coordenador do Fórum em Defesa dos Direitos Indígenas, Francisco Avelino, do povo Apurinã,(AM), dois pontos serão base para as reivindicações. “Nós queremos construir uma proposta, para ser apresentada ao governo, mais uma vez, focalizando dois pontos importantes que nós achamos que há muito problema: regularização fundiária das terras indígenas e a saúde indígena. Há muitas ações no governo, mas de certa forma todas desarticuladas, desordenadas, em vários os ministérios. Mas tem que ter uma instância que possa coordenar estas ações com a participação dos povos indígenas”, explicou.

O mês de abril, pelo número de mobilizações indígenas em todo o país, foi batizado de Abril Indígena. Além do acampamento, serão realizados o Encontro Nacional de Mulheres Indígenas, a comemoração de um ano da homologação da terra Raposa Serra do Sol, em Roraima e a semana dos Povos Indígenas. O acampamento irá elaborar um documento de avaliação, que será apresentado no Senado Federal, em audiência pública sobre a Situação dos Povos Indígenas no Brasil, agendada para a quinta-feira (06), dia que se encerra o acampamento.

De acordo com o Conselho Indigenista Missionário (CIMI), uma das principais causas da violência contra os índios é a cobiça de suas terras e a expulsão, na maioria das vezes, acompanhada pela violência. Os indígenas sofrem com a presença de posseiros, garimpeiros, madeireiros, projetos de colonização, abertura de estradas, hidrelétricas, entre outras.