Ibama multa Aracruz em 606 mil reais

Com informações de A Tarde

O Instituto Brasileiro de Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) aplicou uma multa de 606 mil reais na empresa Aracruz Celulose por plantio de eucalipto em zona de amortecimento do Parque Nacional do Descobrimento, no município de Prado, extremo sul da Bahia. A Aracruz descumpriu as orientações do Sistema Nacional de Unidades de Conservação (SNUC) e do Conama (Conselho Nacional de Meio Ambiente).

Segundo o Ibama, a empresa plantou de 202,92 hectares de eucalipto na Fazenda Santa Maria, que fica próxima à área do Parque Nacional do Descobrimento. Para Júlio Rocha, superintendente estadual do Instituto, o órgão está cumprindo uma orientação do Ministério Público Federal, que não permite o plantio de eucalipto em um raio de dez quilômetros das unidades de conservação.

Hoje, há cerca de 400 mil hectares de eucalipto plantados no extremo sul da Bahia. Estima-se que cerca de 12 mil estejam em áreas de conservação. O Ministério Público Federal já determinou a retirada dessas plantações e a recuperação das áreas degradadas.

Em dezembro do ano passado, outra empresa de celulose da mesma região, a Veracel, já havia recebido uma multa de 360 mil reais por dificultar a regeneração natural de florestas de Mata Atlântica em 1.200 hectares.