Sem Terra ocupam prefeitura no Paraná

Cerca de 150 famílias Sem Terra do MST ocuparam na manhã de ontem (10/04) o prédio da Prefeitura Municipal de General Carneiro, região sul do Paraná.

Os trabalhadores e as trabalhadoras são do acampamento 1º de Maio, antiga fazenda Zata, localizada no mesmo município. A área foi ocupada há três anos por 170 famílias do MST, que permanecem no local.

O objetivo da ocupação é exigir do prefeito Juarez Vicente Martins Ferreira (PPS), a revogação do Decreto Municipal Nº 06/2004, que destina 30 hectares da fazenda Zata para a construção de um aeroporto. Os acampados querem construir um centro comunitário no local.

As famílias também reivindicam a melhoria das estradas que dão acesso aos três assentamentos e ao acampamento do município; transporte de cestas básicas da Conab (Companhia Nacional de Abastecimento) de Apucarana para o acampamento 1º de Maio; a atendimento médico no acampamento e no posto de saúde da cidade, e material para construção de duas salas de aulas dentro do acampamento.

Segundo os Sem Terra, durante a mobilização nenhum funcionário da prefeitura foi impedido de trabalhar, mas o prefeito pediu a reintegração de posse do prédio.

No início da tarde de ontem, o prefeito se recusou a receber os Sem Terra para discutir as solicitações. “Ele afirmou que não iria ajudar os trabalhadores enquanto a área não se tornar assentamento”, denunciou Eron Brun, da coordenação regional do MST.

No final da tarde o prefeito mudou de idéia e por volta das 18h00 recebeu os trabalhadores para discutir a pauta de reivindicações. “O prefeito recebeu a pauta e afirmou que iria se reunir com o secretariado para discutir quais os pontos serão atendidos. Hoje (11), às 12h00 uma comissão volta à prefeitura para saber o resultado das negociações”, completou Brun.