Sem Terra ocupam fazenda e são ameaçados de morte por proprietário

Cerca de 300 famílias do MST ocuparam nesta madrugada a Fazenda Barros, entre os municípios de Glória do Goitá e Feira Nova, no agreste pernambucano. A área tem 4200 hectares.

Depois da ocupação, os trabalhadores e as trabalhadoras foram surpreendidos pelo proprietário, Ricardo Adalto, que foi ao local armado com mais três capangas para ameaçar os Sem Terra. A cena foi presenciada pela polícia militar, que deu cobertura para os pistoleiros deixassem o local. Revoltados com a postura da polícia, os Sem Terra interditaram a rodovia PE -50 para exigir a detenção dos homens armados. A região tem um histórico de violência. No ano passado, o proprietário da Fazenda Berra Boi tentou matar trabalhadores acampados.

Pernambuco tem hoje 30 ocupações realizadas desde o final de fevereiro. As mobilizações continuam nesse mês para lembrar a impunidade do Massacre de Eldorado dos Carajás, que completa 10 anos sem nenhum culpado preso. Além da Fazenda Barro, a Fazenda Carcará, no município de Inajá, sertão do estado, foi ocupada por 50 famílias.