MST chega em marcha para o II Fórum Social Brasileiro

Cerca de 2 mil trabalhadores e trabalhadoras rurais do MST e da Comissão Pastoral da Terra (CPT), entrarão amanhã em marcha em Recife (PE) para participar do II Fórum Social Brasileiro, que acontecerá de 20 a 23 de abril. Os Sem Terra sairão do TIP (Terminal Integrado de Passageiros) às 9h00 e caminharão até a Universidade Federal de Pernambuco, onde acontecerá o Fórum. A marcha é organizada pela Via Campesina.

Depois do almoço, eles se juntarão à marcha de abertura do Fórum Social Brasileiro, que sairá da Praça do Derby e seguirá pela Av. Conde da Boa Vista até a Praça do Carmo. A comitiva de frente da marcha será formada por crianças do MST, que carregarão a faixa do II FSB.

A Via Campesina ainda estará presente no II Fórum Social Brasileiro com o painel “Descarillemos la OMC. Dez anos Bastan!”, que discutirá os dez anos das políticas agrícolas da Organização Mundial do Comércio e a Campanha contra a Alça e a OMC. O painel, que acontecerá no dia 21 de abril pela manhã, no Teatro do Parque, contará com a presença do uruguaio Alberto Villareal, do boliviano Francisco Quisbert e de Marta Harnecker, do Chile, além de representantes da CPT e do MST. No dia 23 de abril, último dia do Fórum, acontece a plenária da Via Campesina.

Além de participar da atividade da Via Campesina, o MST, que faz parte do Comitê Organizador do Fórum Social Brasileiro, promoverá três grandes atividades durante o Fórum.

O debate “América Latina, desafios de uma pátria livre” acontecerá no Teatro do Parque, na noite do dia 21. No dia 22, pela manhã haverá uma oficina sobre os 10 anos do Massacre de Eldorado dos Carajás, que matou 19 trabalhadores rurais e 69 mutilados. Os 155 policiais que participaram da operação permanecem soltos. A oficina faz parta da campanha pela punição dos culpados.

Nesse mesmo dia, à tarde, o monge beneditino e autor de 26 livros, Marcelo Barros e Ademar Bogo, integrante do MST, debaterão a ética e formação militante na Quadra da Educação Física.

Durante o Fórum será também lançada em Pernambuco a Campanha em Solidariedade às Mulheres da Via Campesina, que estão sendo perseguidas pela polícia e pelo governo do Rio Grande do Sul. Em 8 de março, elas ocuparam uma área da empresa Aracruz Celulose para protestar contra a monocultura do eucalipto.

O MST também é convidado de várias outras oficinas e atividades durante todo o Fórum. Ver agenda abaixo.

Atividades da Via Campesina:

“Descarrillemos la OMC! 10 anos bastan”
Data: 21 de Abril
Local: Teatro do Parque.
Hora: 08:00hs as 11:00hs

Plenária da Via Campesina
Data: 23 de abril

Atividades organizadas pelo MST

“América Latina, desafios de uma pátria livre”.
Data: 21 de abril
Local: Teatro do Parque
Hora: 17:00hs as 21:00hs

“10 anos de Eldorado dos Carajás”
Data: 22 de abril
Local: Auditório 1 do CCSA (UFPE)
Hora: 11:30hs as 14:30hs

“Ética Militante”
Data: 22 de abril
Local: Quadra de Educação Física (UFPE)
Hora: 15:00hs as 18:00hs

Atividade que o MST é convidado

“A luta contra os Transgênicos no Brasil: Desafios e perspectivas para os movimentos sociais e organizações da sociedade civil”
Oficina organizada pela ONG Terra de Direitos
Data: 21 de abril
Local: Auditório 1 do CTG.
Hora: 15:00hs as 18:00hs

“O que a OMC tem a ver com Nordeste.”
Oficina organizada pela Campanha contra a Alca e a OMC
Data: 22 de abril
Local: Anfiteatro 1 do CTG.
Hora: 08:00hs as 11:00hs

“O Agronegócio e as faces da monocultura: conflitos e violações.
Oficina organizada pela organização Terra de Direitos
Data: 22 de abril
Local: Auditório 1 do CFCH.
Hora: 08:00hs as 11:00hs

“Alimentação não é Mercadoria”
Oficina organizada pela ABRANDH
Data: 22 de abril
Local: CTG sala 2
Hora: 08:00hs as 11:00hs

“A luta pela Terra no NE”
Oficina organizada pelo Fórum Social Nordestino
Data: 22 de abril
Local: CTG sala 08
Hora: 08:00hs as 11:00hs