Via Campesina lança manifesto internacional em defesa da biodiversidade

A Via Campesina e a CMS (Coordenação dos Movimentos Sociais) fizeram na manhã de hoje um ato político, com a participação de 1.500 pessoas da cidade e do campo, para o lançamento oficial do “Manifesto das Américas – Em defesa da natureza e da diversidade e cultural”, no Teatro Guaíra, no centro de Curitiba, no Paraná.

O ato contou com a participação do presidente da Venezuela, Hugo Chávez, do governador do Paraná, Roberto Requião, e do integrante da direção nacional do MST e da Via Campesina, João Pedro Stedile.

O manifesto denuncia que o sistema econômico vigente explora de forma ilimitada os recursos naturais e o ambiente em nome do crescimento econômico. Apesar de incentivar o consumo e o bem estar social de uma parcela da população, exclui de condições mínimas de sobrevivência a maior parte da humanidade.

“O documento mostra que o desenvolvimento que está aí [do capitalismo] está destruindo o planeta. Se não mudar este caminho, não haverá vida nem futuro no planeta”, disse o presidente Chávez. Participaram também do ato o embaixador da Venezuela no Brasil, Julio García Montoya, a sambista Beth Carvalho, o bispo D. Ladislau Biernaski e o jornalista e diretor da Telesur, Beto Almeida.

Além dos presentes na cerimônia, também assinaram o manifesto o lingüista Noam Chomsky, o prêmio Nobel da Paz Adolfo Pérez Esquivel, o escritor uruguaio Eduardo Galeano, a integrante das Madres de Plaza de Mayo (Argentina) Hebe de Bonafini, o ambientalista do Grupo ETC Pat Mooney, o teólogo Leonardo Boff e o bispo D. Pedro Casaldaliga.

Leia aqui a versão integral do documento lançado no ato de hoje