“Tráfico de drogas está organizado de forma empresarial no mundo”, diz economista

Por Clara Meirelles
Fonte: www.noticiasdoplanalto.net

Segundo dados da Organização das Nações Unidas (ONU), o tráfico de drogas movimenta no mundo cerca de US$ 1 trilhão. Apesar de serem produzidos em países pobres da Ásia e da América Latina, grande parte dos entorpecentes é consumida na Europa e América do Norte. Além disso, o dinheiro da venda de drogas como a cocaína, que movimenta cerca de US$ 260 bilhões todos os anos, também tem como destino os países desenvolvidos.

Para a economista da Universidade Federal do Espírito Santo (UFES) Roberta Traspadini, apesar do tráfico passar pela população excluída, o crime é, em muitos casos, organizado e sustentado por grandes capitalistas mundiais do sistema produtivo, como a indústria de armas.

“Porque como o tráfico é criminoso, parece que fica na mão dos excluídos, mas não fica. Passa pelos excluídos como um negócio. São trabalhadores de um crime organizado por grandes capitalistas mundiais. Isso é muito importante, porque a gente também desmistifica a questão dos pobres excluídos e dos excluídos que ao serem pobres entram para o tráfico. Não é que entrem para o trafico somente, é que o trafico está organizado de forma empresarial no mundo e gera esse montante que tem gerado”.

Segundo relatório da ONU, a maior parte desse mercado concentra-se nos Estados Unidos, México e Canadá (44%) e na Europa (33%). Ainda de acordo com o documento, os índices de violência alimentados pelo tráfico são alarmantes no Oriente Médio, no Sudoeste Asiático e na América do Sul.