Juiz decreta prisão de fazendeiro acusado de assassinar Sem Terra em AL

O juiz da Comarca de Atalaia (AL), Galdino José Amorim Vasconcelos, decretou ontem à noite a prisão preventiva do fazendeiro Pedro Batista e do vaqueiro Heleno. Eles são acusados pelo assassinato de Jaelson Melquíades, integrante da direção estadual do MST. crime ocorreu em 29 de novembro do ano passado.

“Decretei as prisões e devolvi o inquérito para a Polícia Civil. Pedi informações mais detalhadas sobre o Heleno, do qual tenho apenas o primeiro nome. Se vier indícios consistentes que apontem o envolvimento de mais pessoas, decretarei as prisões que forem necessárias”, afirmou o juiz.

Melquíades tinha 24 anos e foi morto com cinco tiros na cabeça quando estava a caminho do centro de formação do MST, no assentamento São Pedro. Em julho de 2005 as famílias conquistaram o assentamento no município de Atalaia, conhecido como um dos mais violentos da região.

No final de abril, cinco mil trabalhadores e trabalhadoras sem-terra realizaram a Marcha contra a Violência e a Impunidade no Campo, para protestar contra esse e outros crimes. Eles caminharam de Maceió, capital do estado, até Atalaia, onde fizeram uma vigília em frente ao Fórum.