Índios em MG estão há 6 anos sem resposta da Funai e do governo

Por Gisele Barbieri
Fonte Agência Notícias do Planalto

Esperando por uma decisão da Fundação Nacional do Índio (Funai) há mais de 6 anos, os integrantes de aproximadamente 35 famílias do Povo Xakriabá fizeram a retomada,nesta semana, de parte de seu território em Minas Gerais. A área reivindicada, conhecida como Terra do Morro Vermelho, tem aproximadamente 7 mil hectares e foi destinada ao povo Xakriabá, em 1728. É o que explica o cacique Santo Caetano Barbosa.

“Era uma terra da nação Xakriabá e tem mais ou menos uns 20 anos que a primeira área foi demarcada, depois em seguida, mais uns anos eles voltaram a demarcar mais outro pedaço. Então, com evolução desse povo, que tem mais de 7 mil índios, a terra foi ficando pequena, foi tumultuando as comunidades. A gente entrou na justiça requerendo esta área e a Funai nem o governo nunca tomaram uma decisão”

O cacique garante que os índios não deixarão a terra e informou também que um representante da Funai já esteve no local para negociar com os índios. Este grupo, desde 2000, vivia na zona urbana do município de São João das Missões, norte de Minas Gerais, a cerca de 750 km de Belo Horizonte. A região hoje ocupada por este povo equivale aproximadamente um terço da área destinada aos indígenas em 1728.