Sem Terra fazem manifestação em rodovia no DF

Desde o início da manhã de hoje, cerca de 300 integrantes do MST do Distrito Federal e Entorno bloqueiam o trecho da rodovia BR 020 (Belém-Brasília), entre os municípios Planaltina (DF) e Formosa (GO), na altura do quilômetro 43.

Os trabalhadores e as trabalhadoras reivindicam o assentamento de cerca de 170 famílias em uma área de 2,4 mil hectares na região, conhecida como Pipiripau. O local foi anunciado como assentamento no último ano do governo Fernando Henrique Cardoso, mas até agora não foi destinado à Reforma Agrária. O MST fez a primeira ocupação na área há quatro anos.

As terras pertencem ao GDF (Governo do Distrito Federal), que fez um acordo com o Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) para o assentamento de famílias em regime de cooperativa. Nessa pareceria, o Incra liberaria os recursos para a construção de casas, estradas, créditos e assistência técnica, enquanto o GDF liberaria a área – desde que pudesse escolher as famílias a serem assentadas.

Flávio Silva, integrante da direção estadual do MST, atenta para o despropósito da medida. “É um absurdo o Incra transferir a responsabilidade da seleção de famílias ao governo do estado, que utilizaria a área como mais um curral eleitoral, prática muito comum aqui no DF”, afirma. “Desde quando ocupamos o local pela primeira vez, o GDF não reconheceu as famílias porque eram do MST. Por outro lado, mesmo com a portaria de criação do assentamento, o Incra não tem coragem e vontade política de legitimar o mesmo”, conclui.

O acordo entre o Incra e o GDF ainda não foi efetivado, e as famílias Sem Terra tentam pressionar o poder público para que a questão seja resolvida.