Deputado Lupion beneficiou Monsanto e Nortox

Fonte Agência Chasque

Denúncias apontam a estrita relação entre o deputado Abelardo Lupion, do PFL do Paraná, e as multinacionais da agricultura Monsanto e Nortox. Lupion apresentou uma proposta na Câmara para liberar a comercialização do agrotóxico glifosato para uso na soja transgênica. As duas únicas fabricantes no país do ácido de glifosato, o princípio ativo do herbicida, são a Monsanto, antiga proprietária de uma fazenda do deputado, e a Nortox, uma das principais financiadoras da campanha do deputado.

A emenda do agrotóxico foi apresentada por Lupion no dia 20 de outubro de 2004, cinco meses depois de a Monsanto ter passado para o nome do parlamentar a fazenda Santa Rita. A emenda que liberou o glifosato não foi a única feita pelo deputado no processo de discussão dos organismos geneticamente modificados.

Ao todo, ele apresentou treze emendas à medida provisória de 2004 beneficiando plantadores de soja transgênica e empresas ligadas à venda e plantio do produto. O deputado foi o relator das emendas ruralistas na Comissão Parlamentar Mista de Inquérito, a CMPI da Terra.