Para Anvisa, experiência da Bionatur assegura qualidade de vida

A experiência da Rede Bionatur Sementes Agroecológicas é boa tanto para os agricultores quanto para os consumidores, que podem ter à mesa produtos livres de agrotóxicos. Essa é a avaliação da gerente de normatização e avaliação da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária), Leticia Rodrigues da Silva. “Experiências como essa asseguram muito mais qualidade de vida. Gera muito mais segurança para o produtor rural quanto para o consumidor, que estará adquirindo alimentos sem veneno”, afirma.

Presente ao terceiro encontro nacional da Bionatur, que acontece de hoje até quinta-feira, em Candiota, Letícia da Silva afirma que a experiência de produção agroecológica praticada pelos assentados do MST desde 1997 elimina a aplicação de agrotóxico. “Por mais que se faça a fiscalização e o controle dos agrotóxicos, são produtos que trazem, em sua própria gênese, trazem riscos imbutidos”, diz.

Além de garantir alimento saudável para os consumidores, a produção agroecológica de sementes, como de qualquer outro cultivo, também é benéfica para os agricultores, que não precisam ter contato com venenos e produtos químicos. “Os principais riscos que os agrotóxicos trazem para os agricultores são intoxicações agudas, com dor de cabeça, tonturas, mal-estar, expondo o produtor à possibilidade de câncer. O consumidor também terá um risco associado à ingestão destes produtos”.

Além da produção sem agrotóxicos, o encontro da Bionatur também vai discutir as dificuldades em se obter a certificação de produtos orgânicos junto ao Ministério da Agricultura. Já na quinta-feira (11), pela manhã, será inaugurada a nova Unidade de Beneficiamento de Sementes da Bionatur.