MST participa de Seminário Internacional de Integração Latino-americana

Para onde iremos nos próximos anos? Os esquadros teóricos clássicos de compreensão da América Latina continuam atuais? Quais os contornos da sociedade e do Estado, hoje, na América Latina? É possível pensar um projeto de unidade latino-americana na época da globalização?

Para debater questões como essas – consideradas desafiadoras ao pensamento e à prática política – é que correntes heterogêneas vão se reunir entre os dias 15 e 19 de maio, no auditório da Universidade Federal da Paraíba (UFPB), durante o I Seminário Internacional de Integração Latino-americana.

Região heterogênea e complexa, historicamente marcada por tragédias como a extinção e aculturação das populações autóctones, colonização, exploração e desigualdade social. A América Latina, nos anos 80 e 90, transformou-se em um autêntico laboratório de experiências chamadas de neoliberais, uma ventania que varreu o continente do Brasil ao México, da Argentina à Nicarágua, para ficarmos em alguns exemplos salientes.

Atualmente, passada a voga neoliberal, um conjunto de forças políticas díspares, nominalmente situadas à esquerda, tem sido vitorioso em eleições e conseguido governar alguns dos principais países do continente, a exemplo de: Chávez (Venezuela), Lula (Brasil), Moreles (Bolívia), Tabaré-Vazquez
(Uruguai), Bachelet (Chile) e Kirchner (Argentina). Em outro diapasão, mais além dos governos, os movimentos sociais começam a viver, em ritmos diferentes, o que parece ser uma nova etapa de acúmulo político.

O MST integra a organização do evento, ao lado de acadêmicos da UFPB e da Universidad la Habana.

PROMOÇÃO:
Universidade Federal da Paraíba (UFPB)
Centro de Ciências Humanas, Letras e Artes (CCHLA)
História (MSC, PPGH, DH, CA)
MST
ADUFPB