Cooperativas do RS vão gerar 50 mil empregos na produção de biodiesel

A Cooperbio e a Biopampa, duas cooperativas de pequenos agricultores e assentados da Reforma Agrária, produzirão biodiesel com apoio da Petrobrás. Cerca de 50 mil empregos serão gerados, com a previsão de produção de mais de 180 milhões de litros de biodiesel por ano.

O projeto da Biopampa envolverá 20 mil famílias de agricultores em 43 municípios da região sul do Rio Grande do Sul, com o objetivo de produzir 60 milhões de litros de biodiesel ano. Já o projeto da Cooperbio prevê a participação de 30 mil famílias em 63 municípios da região noroeste, com o objetivo de produzir 120 milhões de litros de biodiesel ano. Os estudos técnicos do projeto já estão há mais de um ano em andamento, envolvendo a Petrobrás, o Ministério do Desenvolvimento Agrário, a Eletrosul, a Embrapa Clima Temperado, a Emater e o Instituto do Sol.

A Cooperbio assina hoje o memorando de intenções no município de Palmeira das Missões (RS). O ato começa às 14h30 no Centro de Cultura Mozart Pereira Soares. Amanhã, o mesmo documento será assinado Bagé (RS) entre a Petrobras e a Biopampa.