MST e MPA fazem mobilização no ES

Na quarta-feira (24/05) o MST e o Movimento dos Pequenos Agricultores (MPA) fizeram mobilizações nas agências do Banco do Brasil em diversos municípios do interior do Espírito Santo. Em São Mateus e São Gabriel da Palha, as agências do banco foram ocupadas. As atividades fazem parte da Jornada Nacional de Lutas pela Reforma Agrária.

Os movimentos reivindicam novo crédito para a agricultura camponesa e a prorrogação das dívidas vencidas dos assentados e pequenos agricultores. Também exigem que as terras devolutas do estado sejam destinadas para fins de Reforma Agrária.

Além das mobilizações nas agências bancárias locais, foram realizadas audiências na Secretaria de Agricultura (Seag) e na Superintendência do Banco do Brasil no estado. Na Seag, os movimentos solicitaram contrapartidas ao governo estadual quanto à questão do novo crédito para agricultura camponesa. Na Superintendência, reivindicaram atendimento igualitário aos pequenos agricultores e assentados nas agências locais dos municípios.

Na mobilização ocorrida no município de Barra de São Francisco, um integrante do MPA levou um tiro na perna, disparado pela própria polícia, mas passa bem.