Para MST, meta de assentamentos no nordeste não será cumprida

Desde quarta-feira (24/05), trabalhadores e trabalhadoras Sem Terra de Pernambuco, Bahia, Paraíba, Alagoas, Sergipe, Rio Grande do Norte e Ceará participaram do Encontro de Superintendentes do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) da Região Nordeste.

Depois de três dias de discussões, o balanço não é animador. O objetivo do encontro era discutir as metas definidas pelo Incra para o nordeste e a obtenção de terras para assentar as famílias acampadas na região.

Os superintendentes anunciaram a meta de assentar 12 mil famílias até dezembro. Para isso, o Incra Nacional precisaria investir na infra-estrutura material e humana das superintendências, que estão sub-equipadas e com falta de recursos humanos.

Mesmo que os investimentos sejam feitos, a meta é muito mais baixa do que a definida pelo Plano Nacional de Reforma Agrária, acordado em 2003.

O MST reafirma:

– a meta definida pelo Plano Nacional de Reforma Agrária, de assentar 150 mil famílias Sem Terra este ano;
– a meta de assentar 65 mil famílias que se encontram acampadas e sem receber as cestas básicas na região nordeste;
– o repúdio a política agrícola do governo federal, que beneficia o agronegócio em detrimento aos pequenos agricultores e à agricultura familiar, que alimenta o povo brasileiro;
– a exigência de que o governo federal estabeleça o novo índice de produtividade;
– a continuidade das mobilizações e do processo de reivindicação junto ao Incra.