MST apresenta experiência da Escola Itinerante em reunião de governo no PR

O setor de educação do MST, do Paraná, apresentou hoje a experiência da Escola Itinerante durante a Reunião da Escola de Governo, no Museu Oscar Niemeyer, em Curitiba. Durante uma hora o Movimento e a Secretaria de Educação do estado, apresentaram os resultados de dois anos e meio da Escola Itinerante no Paraná.
Para a coordenadora do MST e idealizadora do projeto, Izabel Grein, o trabalho feito pela Escola está resgatando o direito à cidadania das famílias acampadas. “Este projeto, é um resgate da educação do campo, onde a comunidade se sente participante da gestão, na construção pedagógica da escola”, garante.

O Secretario Estadual de Educação, Maurício Requião, elogiou o MST pelo trabalho que desenvolvendo na área da educação. “Não sei se algum município consegue oferecer um ensino de qualidade tão grande como esse do MST”, salientou. Maurício disse ainda, que está é uma parceria extremamente gratificante, “pelo engajamento e paixão com que esses educadores dedicam as crianças e ao jovens”, declarou.

Na solenidade, os educadores e educandos da Escola Itinerante Zumbi dos Palmares, do acampamento 1º de Agosto, de Cascavel, apresentaram a peça de teatro “Operário em Construção”. Em seguida, foi exibido um documentário de 12 minutos mostrando a experiência das Escolas Itinerantes no Paraná, produzido pela TV Paraná Educativa em parceria com o MST, e para encerrar os educandos da Escola Itinerante “Sementes do Amanhã”, do acampamento Chico Mendes, de Matelândia, apresentaram uma mística representando o cotidiano das escolas do campo.

Na ocasião, o Governador do Paraná, Roberto Requião e o Secretario de Educação, Maurício Requião assinaram a renovação do Convênio da Escola Itinerante, que prevê o pagamento e contratação de educadores, recursos para a formação de educadores e materiais para as escolas dos acampamentos.

Atualmente existem no Paraná 11 Escolas Itinerantes em funcionamento, dentro dos acampamentos do MST, com cerca de 2.500 educandos e 194 educadores. A denominação itinerante é porque acompanha o itinerário das famílias Sem Terra, garantindo o direito à educação de crianças, jovens e adultos, que vivem em acampamentos lutando pela Reforma Agrária.

Está é uma escola Pública, que oferece educação infantil, ensino fundamental e médio, funcionando em parceria com a Secretaria de Estado da Educação do Paraná e o MST. A escola foi aprovada pelo Conselho Estadual de Educação, tem como base a LDB (Lei de Diretrizes e Bases) e segue os parâmetros curriculares nacionais, mas o método é inspirado na realidade do campo e na pedagogia do movimento. Os educadores e educadoras são dos acampamentos e acompanham de perto a vida das crianças e das famílias Sem Terra.

Como é uma Escola em situação de itinerância, conta com uma base oficial, responsável pela documentação e parte pedagógica. A Escola Base fica no Colégio Estadual Iraci Salete Stronzak, em Rio Bonito do Iguaçu, região central do estado. O projeto da Escola Itinerante foi implantado no Paraná há três anos, mas a experiência teve início há 10 anos no Rio Grande do Sul.