Sem-teto de São Paulo acampam em frente à prefeitura

Após terem a luz cortada na semana passada, os trabalhadores e as trabalhadoras sem-teto da ocupação Prestes Maia, no centro de São Paulo, se juntaram a centenas de outros integrantes da Frente de Luta por Moradia para acampar em frente à sede da prefeitura.

A Frente reúne 12 movimentos como o Movimento Sem Teto do Centro, o Movimento de Moradia da Região Centro, os movimentos Sudeste, Campo Alegre e Casarão Bresser, entre outros.

Os sem-teto reivindicam uma audiência com o prefeito Gilberto Kassab (PFL) para discutir políticas habitacionais. Ontem eles fizeram uma reunião com representantes do governo, mas o prefeito não participou.

O último censo identificou 420.327 domicílios vazios e ociosos na capital. No centro, são quase 20 mil domicílios vazios. São Paulo tem mais de 2 milhões de pessoas morando em favelas e mais de 15 mil nas ruas.

A maior ocupação é a Prestes Maira, com 468 famílias. Ameaçadas constantemente por despejo, elas conseguiram adiar por tempo indeterminado a reintegração de posse no Tribunal de Justiça. Agora, a luz do prédio está cortada. Segundo a Eletropaulo, há risco de curto-circuito na região.

Antes de virar moradia, o imóvel estava abandonado há 20 anos. O proprietário deve 5 milhões de reais em impostos, valor superior ao estimado para a área.