MST celebra construção de casas em assentamento paulista

Na próxima sexta-feira (02/06), a partir das 9h00, o MST assinará o contrato de construção das casas do assentamento Comuna da Terra Dom Tomás Balduíno, que fica em Franco da Rocha, grande São Paulo.

A assinatura deste contrato representa uma grande vitória na luta das famílias Sem Terra da grande São Paulo e de todo o país. As 62 famílias assentadas na aguardam desde 2002 a construção de suas casas.

A área onde hoje está o assentamento pertencia ao governo do estado de São Paulo e era improdutiva. A primeira ocupação foi feita em novembro de 2001 e as famílias foram despejadas no mesmo dia. A área foi novamente ocupada em 2002 e desapropriada para fins de Reforma Agrária.

Atualmente as famílias cultivam uma série de legumes e verduras para subsistência e o excedente de mandioca e milho já começa a ser comercializado. Os assentados criam também pequenos animais.

Após a cerimônia de assinatura do contrato haverá um ato político que contará com a presença do senador Eduardo Suplicy, do deputado estadual Simão Pedro, da presidente da Caixa Econômica Federal Maria Fernanda Ramos Coelho, do superintendente regional do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) Raimundo Pires, de Jonas Vilas Boas, diretor executivo do Itesp (Instituto de Terras de São Paulo) e de Delwek Mateus, representando o MST.