Ato contra Caveirão reúne 300 pessoas no Rio

Ontem cerca de 300 pessoas protestaram contra a presença do veículo blindado da Polícia Militar, apelidado de Caveirão, nas comunidades carentes do Rio de Janeiro (RJ). A passeata, batizada de “Marcha Contra o Caveirão, a Violência Policial e pelos Direitos das Comunidades”, foi realizada entre o largo do Machado e a sede do governo estadual Palácio Guanabara, no bairro de Laranjeiras.

Convocado pela organização não-governamental de defesa dos direitos humanos Justiça Global, o ato contou ainda com diversas entidades e organizações das favelas do Rio como Rocinha, Maré, Manguinhos e Mangueira. Militantes do MST também participaram.

Segundo denúncias dos moradores, o Caveirão entra nas ruas e morros atirando para todas as direções. Muitos já foram mortos pelas costas com as metralhadores do veículo. Hoje existem oito exemplares em circulação na cidade.

No encerramento, o manifesto pedindo o fim do Caveirão foi protocolado no palácio. Os manifestantes também entregaram um pedido de audiência com a governadora Rosinha Mathes (PMDB) ou o secretário de Segurança, Marcelo Itagiba, mas não foram recebidos.