Experiências internacionais são trocadas durante jornada de agroecologia

Fonte Boletim da Jornada de Agroecologia

Mostrar como a ecologia e os seres humanos podem conviver socialmente, este é o objetivo da Rede Amigos da Terra, uma organização não-governamental uruguaia de ecologia social que está dividindo suas experiências durante a 5° Jornada de Agroecologia “Construindo o Projeto Popular e Soberano para Agricultura”, que vai até sábado no Centro de Eventos de Cascavel.

“A concepção é diferente dos ecologistas que primam unicamente pela ecologia, nossa intenção é focar a convivência sadia entre a população e o meio-ambiente”, explica o representante da Rede Amigos da Terra, Carlos Santos.

Santos comenta que, na prática, essa interação acontece resgatando as técnicas tradicionais, além de criar uma cultura entre os agricultores que utilizam estas técnicas agroecológicas com a troca de sementes crioulas aprimoradas naturalmente. “Resgatamos as técnicas de povos tradicionais de suas regiões como os indígenas e camponeses que possuem está dependência da terra sadia e bem cuidada”.

A troca de experiências entre os países vai mais longe do que a participação de entidades internacionais, “pretendemos ampliar a participação dos agricultores uruguaios na jornada”, finaliza.