Famílias sem-teto deixam ocupação em Taboão da Serra (SP)

Por Clara Meireles
Fonte Agência Notícias do Planalto

Nessa sexta-feira, as famílias do Movimento dos Trabalhadores Sem Teto (MTST), em Taboão da Serra, na grande São Paulo, sofreram um despejo de terreno que ocupavam há oito meses. Das 860 famílias do acampamento Chico Mendes, pouco mais de 450 já deixaram o local, segundo informou o MTST.

Segundo o integrante do MTST Guilherme Boulos, nenhuma famílias que estavam na ocupação ficará na rua. “Tem a presença da Polícia Militar [no despejo], mas na verdade é uma saída negociada e pacifica do MTST. Encaramos essa saída como sendo vitoriosa por conta das conquistas que o movimento obteve nesses oito meses, o acordo com o governo federal, a bolsa aluguel para as famílias que não tinham pra onde ir. De maneira que o acampamento sai da área sem que nenhuma família fique na rua”, disse.

Apesar das tentativas do movimento para permanecer na área, todos os recursos jurídicos para evitar o despejo das famílias foram esgotados. No entanto, os sem-teto deixam o acampamento com conquistas importantes: todos os militantes da ocupação conseguiram ser incluídos no programa 460 do governo federal, que prevê a produção em lotes urbanizados com recursos do Fundo de Garantia do Tempo de Serviço (FGTS).

As famílias da ocupação saíram do local em uma grande marcha pela cidade, com objetivo de resgatar os principais momentos da luta por moradia na região.