II Fórum Mundial das Migrações começa na Espanha

Com informações da Minga Informativa

A partir de hoje até sábado, mais de 3.500 pessoas se reúnem em Vaciamadrid, na Espanha, para o II Fórum Mundial das Migrações. A cidade recebe participantes de 90 países e organizou uma campanha de alojamento solidário para abrigar a todos.

“Abre tu casa al mundo” (“Abra sua casa para o mundo”) é o nome da proposta fez a população disponibilizar um dos quartos de suas casas durante quatro noites para alojar alguém de outro país.

A primeira edição do Fórum aconteceu em Porto Alegre (RS) em 2005. Desde cedo, o Fórum se tornou um espaço permanente para buscar soluções em escala mundial. Dessa vez, o encontro se caracteriza pela pluralidade e pela diversidade e se propõe a facilitar a articulação, de forma descentralizada e em rede, de entidades e movimentos em ações concretas para melhorar as condições de vida dos refugiados e imigrantes em todo o mundo.

Sob o lema “Cidadania Universal e Direitos Humanos”, o Fórum terá 41 seminários, 31 oficinas, 9 plenárias, além de uma conferência de encerramento para debater e encontrar alternativas ao fenômeno migratório que, com cada vez mais freqüência, é tratado como caso de polícia.

Os eixos temáticos giram em torno do impacto da globalização, direitos, movimentos migratórios e regulação de fluxos, asilo e refúgios, modelos de convivência, políticas públicas, exclusão social, subdesenvolvimento e comunicação.