Produção do MST é exibida em feira da agricultura familiar

Uma série de produtos orgânicos, como frutas, grãos e cachaças, além de carnes e embutidos, pães, erva-mate, vinhos, derivados de leite e mel compõe parte da produção dos assentados da reforma agrária ligados ao MST que pode ser conferida durante a III Feira Nacional de Agricultura Familiar e Reforma Agrária, em Brasília (DF).

A exposição, que teve início nesta quarta-feira (21/6) e termina no domingo (25/6), é promovida pelo MDA (Ministério do Desenvolvimento Agrário) e pretende revelar a diversidade e o potencial da agricultura familiar brasileira. Além dos agricultores assentados, participam quilombolas, indígenas, pescadores artesanais, extrativistas e aqüicultores.

O uso de agrotóxicos na produção de alimentos ameaça a saúde dos consumidores. Estudo da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) aponta que, de 4001 amostras de alimentos in natura, quase 50% apresentaram algum tipo de resíduo nocivo à saúde, sendo 931 irregulares.

Os produtores agrícolas do MST apresentam alimentos produzidos a partir de técnicas que trazem menor risco e impacto à saúde da população. Seis cooperativas formadas por famílias do movimento participam da feira. Entre elas, a Copavi (Cooperativa de Produção Agropecuária Vitória), localizada em Paranacity (PR) – que produz organicamente verduras e hortaliças, cachaça e outros derivados de cana-de-açúcar – e a Cooperativa de Tapes (RS), onde os assentados plantam arroz ecológico em consórcio com a piscicultura e produzem cerca de 45 mil sacos de arroz ao ano.

A Rede Bionatur de Sementes Agroecológicas, empresa formada por cooperativas de assentados em 20 municípios dos Estados do Sul do Brasil e de Minas Gerais, também expõe sua produção na feira. Atualmente, cerca de 230 famílias da Rede produzem sementes livres de agrotóxicos, certificadas pelo Ministério da Agricultura. Na última safra, foram contabilizadas 22 toneladas de 60 tipos diferentes de sementes.

A III Feira Nacional de Agricultura Familiar e Reforma Agrária acontece no Pavilhão ExpoBrasília, no Parque da Cidade, em Brasília.