Jovens do campo discutem os rumos do país

Juventude Camponesa na construção de um projeto popular para o Brasil. Este é o tema do II Congresso Nacional da Pastoral da Juventude Rural (PJR), que reunirá cerca de 2 mil jovens de todo o país em Brasília, entre 23 e 27 de julho, para discutir os vários eixos que tangem a realidade juvenil do campo.

O objetivo do encontro é definir ações que dêem respostas aos desafios da atual conjuntura política e econômica. “As elites brasileiras têm uma estratégia de subordinação ao capital estrangeiro. As organizações populares – e principalmente os jovens – precisam construir esta proposta para retomar o crescimento do país e organizar a distribuição da renda, em benefício dos trabalhadores, classe que produz as riquezas no Brasil”, afirma Maciel Cover, integrante da PJR.

A principal discussão do encontro será feita em torno do modelo de agricultura vigente. Para a PJR, o agronegócio vem maltratando os camponeses de maneira geral, e a juventude de maneira específica – já que o avanço das multinacionais tem obrigado milhares de jovens a migrarem para as periferias das grandes cidades ou a venderem sua mão-de-obra para os capitalistas do campo. “Este modelo de agricultura não gera vida no campo, ao contrário, gera mortes e violência. É necessário construir outra agricultura, baseada nos saberes dos camponeses associados a técnicas que não destruam o meio ambiente”, completa Cover.

Outro ponto a ser trabalhado pelos jovens é o resgate dos princípios da Teologia da Libertação (escola da Igreja Católica que dá ênfase à situação social humana) no processo evangelização da juventude do campo.

O II Congresso Nacional da PJR acontece no Centro Comunitário da Universidade de Brasília, na capital federal, entre 23 e 27 de julho.

Histórico da PJR

A Pastoral da Juventude Rural é uma entidade de jovens cristãos e camponeses que busca organizar a juventude para garantir seus direitos. A PJR surgiu em 1983 no Rio Grande do Sul e em Pernambuco. Em 1987, iniciou-se a articulação nacional. Hoje, a PJR está organizada em 18 estados e no ano 2000 realizou seu primeiro congresso nacional, em Brasília, com a participação de 1.200 delegados. Desde então, a entidade atua ao lado dos movimentos sociais no campo, que buscam construir um outro modelo de agricultura no país.