Romaria da Terra do Maranhão denúncia projetos do agronegócio

A IX Romaria da Terra e da Água do Maranhão vem em um momento de muitos gritos, de dor e de clamor por justiça de famílias camponesas, ribeirinhas e indígenas do estado. Grandes Projetos que Desmatam e Matam! é o tema da edição desse ano, que será realizada nos próximos dias 15 e 16, na cidade de Zé Doca. O tema foi definido a partir de discussões realizadas entre pastorais sociais e vários movimentos do campo e da cidade.

Nos últimos anos, o estado vive uma situação de ameaça a toda forma de vida, fruto do avanço de grandes projetos desenvolvimentistas do agronegócio, baseados principalmente na monocultura da soja, cana, eucalipto e do bambu. São projetos que vêm despejando comunidades seculares de suas terras, como as famílias de quilombolas de Malaquias, município de Vargem Grande. São projetos que intensificam a destruição das matas maranhenses, transformado-as em carvão para o abastecimento das usinas siderúrgicas de ferro-gusa, e que anunciam a devastação de quase dois milhões de hectares do cerrado.

A romaria tem o objetivo de socializar e divulgar as diversas realidades que atingem as populações do Maranhão, além de discutir a importância do uso sustentável dos recursos naturais e da integração das lutas sociais. Os participantes pretendem também denunciar a força do projeto desenvolvimentista pensado para o estado e reivindicar políticas que respeitem os direitos e interesses dos povos do Maranhão. O lema da mobilização, que pretende reunir milhares de pessoas, é Venha ver Como anda e Luta seu Povo!