Seminário Nacional de Direitos Humanos repudia criminalização de movimentos

As organizações e movimentos sociais que participaram do Seminário Nacional de Direitos Humanos e Prevenção de Despejos Forçados apresentaram uma moção de repúdio contra a campanha de criminalização aos trabalhadores rurais sem-terra promovida pela Associação dos Oficiais Subtenentes e Sargentos da Polícia e Bombeiro Militar de Pernambuco. A associação espalhou outdoors e cartazes e fez pronunciamentos em rádios e televisões estaduais com frases como “Sem-Terra: sem lei, sem respeito e sem qualquer limite. Como tudo isso vai parar?”.

O encontro, que ocorreu no Recife (PE) entre os dias 12 e 14 de julho, contou com a participação de 150 pessoas de todo o país. “Manifestamos nossa solidariedade a todos os trabalhadores e trabalhadores rurais sem-terra do estado de Pernambuco e nosso repúdio a campanha de criminalização realizada pela associação”, diz o texto da moção.

Segundo os participantes do seminário, a campanha dos oficiais, sargentos e bombeiros promove violência e preconceito contra os sem-terra, estimulando o ódio de classe e reafirmando um modelo autoritário e fascista. “A campanha defende claramente os interesses do latifúndio, oligárquicos e eleitorais”, conclui o texto.

A plenária final do seminário aprovou que a campanha discriminatória deve acabar e os representantes da associação precisam ser responsabilizados e punidos por discriminação.