Cooperativa do Paraná participa da VII Feira dos Sabores

Este é o quarto ano consecutivo que a Copavi (Cooperativa de Produção Agropecuária Vitória) do assentamento Santa Maria, localizado em Paranacity, região noroeste do Paraná, participa da Feira dos Sabores. A VII edição da Feira dos Sabores do Estado foi realizada de 12 a 16 de julho, no Parque Barigui, em Curitiba.

Durante cinco dias, a cooperativa expôs produtos como a cachaça, que além de comercializada em todo país é exportada para a Europa, açúcar mascavo, melaço de cana, biscoito de bandeja, biscoitos e erva mate.

Antonio Soares, responsável pelo setor de comercialização da Copavi, conta que a principal vantagem da feira é a divulgação dos produtos e o contato com as redes interessadas em revender a produção, além da comercialização. “Também é fundamental para fazer a propaganda da Reforma Agrária e do MST, demonstrando como os assentamentos dão certo”, garante.

Ele explica que como atualmente existe uma tendência de consumir produtos agroecológicos, muitas pessoas procuram os produtos da Copavi porque já conhecem da participação nas edições anteriores da feira e a divulgação em outras feira do Estado.

A Feira dos Sabores promovida pela Secretaria de Estado da Agricultura e do Abastecimento, tem como objetivo impulsionar o desenvolvimento da agricultura familiar, possibilitando a exposição e venda dos produtos. Para o coordenador-geral da Feira, Abdel Naser, o evento representa a oportunidade que as famílias rurais do Estado têm em divulgar e comercializar seus produtos agroindustrializados. “Acreditamos na transformação da produção. Ela permite uma maior agregação de valor ao que é produzido, um aumento da renda e uma melhoria da qualidade de vida dos produtores rurais do nosso Estado”, afirmou o secretário.

Além, dos produtos em exposição na feira, a cooperativa produz derivados de leite e cana-de-açúcar, frutas e hortaliças, que são consumidos pelos assentados. O excedente é vendido. Também cria bovinos, suínos e frangos. Todo o sistema de produção é agroecológico, respeitando e preservando o meio ambiente.

No dia 10 de julho a Copavi completou 13 anos de fundação. A cooperativa é formada por 20 famílias, que trabalham de forma coletiva em 232 hectares e gera um faturamento mensal em torno de 40 mil reais.

A feira superou a do ano passado em movimentação financeira e no número de visitantes. Durante cinco, foram movimentados 2,27 milhões de reais. O evento deste ano atraiu 26 mil visitantes e reuniu mais de 2,5 mil itens, provenientes de 350 agroindústrias familiares do Paraná.