Stedile faz palestra na Escola Superior de Guerra

Por Mário Augusto Jakobskind

A Escola Superior de Guerra (ESG), no Rio de Janeiro, inaugurada em maio de 1984 pelo então presidente João Batista Figueiredo, no Forte de São João, foi cenário nesta terça-feira (18/07) de um acontecimento histórico que seria inimaginável anos atrás: uma palestra de João Pedro Stedile, integrante da direção nacional do MST, sobre o tema Reforma Agrária e Meio Ambiente.

Cerca de cem estagiários, entre civis e militares lotavam o auditório que hoje recebe o professor universitário conservador Denis Rosenfeld, que coloca em debate um posicionamento absolutamente contrário ao de Stedile em relação ao tema. É a característica da Escola ouvir as várias posições, segundo o comandante da ESG, general de Exército José Benedito Barros Moreira, autor do convite a Stedile para participar da atividade do II Encontro da ESG com as universidades.

Ao final da palestra, o general declarou concordar com praticamente tudo o que disse Stedile, discordando apenas da forma de ação do MST para alcançar os objetivos. Barros Moreira falou sobre a burrice da elite ao não entender que a melhora do padrão de vida dos brasileiros, por meio do desenvolvimento de um mercado interno, é bom para a própria elite.

Em matéria de política internacional, o general Barros Moreira fez uma análise da atual crise no Oriente Médio provocado pelo agravamento dos confrontos entre Israel, palestinos e o Líbano. Segundo ele, só estão acontecendo os bombardeios israelenses no Líbano porque um dos contendores, justamente Israel, tem a proteção e o apoio de um lado, o mais forte. Barros Moreira comparou a situação com uma briga de garotos em que um dos brigões só demonstra fortaleza porque sabe que pode contar com a ajuda de alguém mais forte a qualquer momento. E este alguém, claro, é os Estados Unidos.

Ao integrante do MST foi destinada uma hora para expor as suas idéias e a outra uma hora para os debates em que dezenas de estagiários fizeram perguntas, em um clima descontraído e até com pitadas de bom humor revelada pelo palestrante.

Antes de iniciar as colocações, Stedile agradeceu o convite e destacou a importância deste encontro que serve para romper preconceitos, sobretudo devido à cobertura midiática dos fatos relacionados com a questão agrária no Brasil. Stedile convidou os professores da ESG a visitarem a Escola Florestan Fernandes, situada em Guararema, no interior de São Paulo.