Camponeses paraguaios são torturados e presos pelo governo

A CLOC (Coordenação Latino-americana de Organizações do Campo) e a Via Campesina divulgaram uma nota hoje alertando sobre a onda de repressão no Paraguai. Ontem, mais de mil camponeses e camponesas da Coordenação Nacional de Organização Campesina do país bloquearam uma estrada no estado de Caazapa para reivindicar do governo o cumprimento de suas exigências.

O presidente Nicanor Duarte Frutos respondeu com violência. Várias crianças e trabalhadores foram feridos em uma emboscada, oito estão em estado grave. Valentin Martinez, de 62 anos, sofreu traumatismo craniano. Duas crianças estão desaparecidas: Alicia Gonzáles, de 7 anos, e César, de 11 anos.

Mais de 200 pessoas foram torturadas por mais de duas horas. Segundo relatos, eles estavam sem roupas e pendurados de cabeça para baixo. Entre os 51 detidos estão Evelio Ramón Gimenez e Seferiano Rojas, dirigentes do movimento.

Hoje os paraguaios completam 11 dias de intensas mobilizações com bloqueios de estradas e ocupações de terra. Até agora o governo não ouviu os pontos de pauta dos camponeses

Entre as reivindicações estão a renegociação do tratado de Itaipu e sua utilização para áreas sociais; o cumprimento do acordo assumido com os produtores de algodão; a execução do Programa de Desenvolvimento Integral para combater a pobreza extrema das comunidades indígenas; crédito para 30 mil pequenos agricultores; e 14 novos assentamentos no país.

A CLOC e a Via Campesina exigem que o governo pare de reprimir a população, liberte os presos políticos e abra negociação das pautas.