Sem Terra é baleado por pistoleiros no Paraná

Ontem, o trabalhador rural Almir de Oliveira Rodrigues, foi atingido com um tiro no braço esquerdo. Os pistoleiros dispararam em direção ao acampamento 05 de Março, localizado na Fazenda Urupês, em Cruzeiro do Oeste (PR). Os acampados foram surpreendidos enquanto trabalhavam na terra. Almir foi socorrido no hospital em Umuarama.

A área, de cerca de 1.700 hectares, pertence a Antonio Cestito e foi ocupada em 12 de junho. As 300 famílias acampadas denunciaram agressões por capangas contratados pelo fazendeiro. Em 15 de junho, três trabalhadores foram levados à fazenda Santo Ângelo, de propriedade de Urbano Fabrini e espancados por 15 homens armados.

Os Sem Terra registraram queixa na delegacia, mas até o momento nenhuma providência foi tomada para resolver a situação.

Há mais de um mês, a Organização Não Governamental Terra de Direitos denunciou a situação ao Secretário de Segurança Pública do Paraná e pediu providências urgentes. O delegado de Cruzeiro do Oeste também foi contatado e informou ter aberto Inquérito Policial para a apuração dos fatos. No entanto, não conseguiu impedir a continuidade da violência.

A juíza Roseli Maria Geller, da Comarca de Cruzeiro do Oeste desferiu liminar de reintegração de posse da área, que pode ser cumprida a
qualquer momento.