Via Campesina realiza atos em Sergipe e Pernambuco

Os movimentos sociais da Via Campesina realizaram atos em Pernambuco e em Sergipe no Dia do Trabalhador Rural para exigir o assentamento das 150 mil famílias acampadas, a atualização dos índices de produtividade e a liberação de cestas básicas.

Em Aracaju, capital sergipana, mais de 14 mil pessoas do MST, MPA, MAB, sindicalistas, movimento estudantil e organizações urbanas fizeram uma marcha de 7 km do trevo de entrada da cidade até o centro.

Na superintendência estadual do Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária), 100 representantes das 15 mil famílias acampadas em Sergipe foram recebidos pelo presidente do órgão, Rolf Hackbart. Na audiência, foi entregue uma pauta com as reivindicações.

No centro da cidade, aconteceu um almoço coletivo dos manifestantes, que depois assistiram uma exposição do integrante da direção nacional do MST, João Pedro Stedile, sobre o papel nocivo das transnacionais da agricultura e do agronegócio para o povo brasileiro.

No final da tarde, os manifestantes participaram de ato público com representantes da sociedade civil de Aracaju.

Em Pernambuco, foram ocupadas fazendas improdutivas nos município de Serra Talhada e Riacho da Alma. As duas ações contaram com cerca de 60 famílias acampadas no Estado.

No Engenho São João, município de São Lourenço da Mata, zona mata norte de Pernambuco, as 900 famílias do acampamento Chico Mendes ameaçadas de despejo participaram de ato de solidariedade com Flávio Valente, relator nacional da entidade Plataforma Interamericana de Direitos Humanos, Democracia e Desenvolvimento (DhescBrasil), e D. Tomas Balduíno, conselheiro da CPT (Comissão Pastoral da Terra).

O presidente do Tribunal de Justiça do Estado de Pernambuco, Fausto Freitas, recebeu uma comitiva do Engenho São João, que tenta evitar o despejo. Jaime Amorim, da coordenação do MST em Pernambuco, colocou a responsabilidade pela situação no Incra (Instituto Nacional de Reforma Agrária), que não cumpriu o prazo para a desapropriação da área.