MST do Paraná promove oficina de teatro

Com o objetivo de ampliar os grupos de teatro do Paraná, buscar a profissionalização e trabalhar a formação da consciência e identidade cultural da juventude Sem Terra, o setor de comunicação e cultura do MST do estado organizou mais uma oficina de teatro.

A atividade, que foi encerrada hoje, começou em 17 de julho na Escola Latino Americana de Agroecologia, na Lapa (a cerca de 60 km da capital, Curitiba). Cerca de 40 jovens de acampamentos e assentamentos de várias regiões do Paraná participaram da oficina.

Sirlene Alves Morais, coordenadora do setor de comunicação e cultura, explica que o teatro é fundamental para contribuir na conscientização da classe trabalhadora e provocar o debate dos problemas sociais, além de elevar a auto-estima dos militantes do MST. “O teatro possibilita o debate, a discussão e ação e contribui no resgate da cultura popular”, analisa Sirlene.

Durante a atividade foram realizados estudos e debates sobre a questão cultural, aulas técnica e teórica de teatro fórum, imagem e invisível, baseado no teatro do oprimido, de Agusto Boal. Os Sem Terra também participaram de oficinas de construção de bonecos e produção de cenário e figurino. Eles foram assessorados por Renato Peré, dramaturgo, bonequeiro, presidente da Associação Brasileira de Teatro de Bonecos e fundador da Companhia Filhos da Lua; Cristini Macedo Conde, cenógrafa e figurinista; e Mauro Zanatta, ator, professor, diretor teatral e fundador da escola Ator Cômico de Curitiba.

Zanatta afirma que, trabalhar com os Sem Terra é um muito rico “porque eles têm uma identidade que possibilita maior criação e muitas histórias para contar. Espero que continuem exercendo este hábito, que possibilita a discussão dos problemas sociais”. Ele destaca ainda que o teatro é uma maneira de encontrar o diálogo e trazer a poesia, “tornando menos árduas as dificuldades da vida”.

“Com o teatro posso fazer denúncia e gerar debate através da expressão corporal e dos personagens, abrindo novos horizontes para mudar a sociedade”, comemora o Sem Terra Jardel Shkeinbi Silva, 24 anos, da região noroeste do estado.

O grupo deve sair da atividade com quatro peças de teatro montadas sobre histórias de vida dos camponeses. A oficina foi realizada com apoio do Projeto Paranização do Teatro Guaíra.

Em novembro do ano passado, durante outra oficina de teatro e música, foi criada a Brigada Estadual de Teatro do Paraná Gralha Azul. Os jovens que participam da oficina na Lapa já estão se integrando a ela para ajudar a potencializar novos grupos de teatro no estado. A Brigada Gralha Azul está integrada a SaciSul e a Brigada Nacional do MST Patativa do Assaré.