Carta defende soberania dos povos árabes

Em carta aberta divulgada recentemente, movimentos sociais brasileiros declararam apoio aos povos árabes, além de exigirem o cessar-fogo imediato dos conflitos na região. Segundo as entidades que assinam a carta, entre elas a Coordenação dos Movimentos Sociais (CMS), Israel está violando direitos básicos de populações libanesas e palestinas em nome da luta contra o terror.

Segundo Luís Gonzaga da Silva, o Gegê, da Central dos Movimentos Populares, é necessário demonstrar muito mais que solidariedade aos povos do Oriente Médio. “Primeiro é preciso denunciar a invasão de Israel e dos Estados Unidos, mais uma vez, a uma nação. Isso é desrespeito à soberania de um povo. Essa questão da soberania tem que estar muito clara: cada povo tem o direito e escolher seus dirigentes e ser respeitado por isso. E no meu entender não é só a soberania dos povos palestinos [que está em jogo], mas a soberania de todo o Oriente Médio”, disse.

Segundo a carta, as lutas dos movimentos sociais indicam que o único caminho para construir um processo de democratização deve ser trilhado pelo livre desejo dos povos “e não por qualquer intervenção imperialista desatada somente para explorar os povos e os recursos naturais da região”.

No último domingo, Israel bombardeou um prédio ocupado por refugiados na cidade libanesa de Qana, matando 56 pessoas, entre as quais 37 crianças.