Em SP, movimentos sociais e comunidade árabe exigem cessar-fogo imediato

Quase dois milhões de libaneses vivem hoje em São Paulo (SP). Em todo o país, são cerca de seis milhões. Calcula-se que a população libanesa no Brasil seja maior do que no próprio Líbano, que não realiza um censo desde 1932.

No próximo domingo (06/08) as comunidades libanesa e palestina, junto com o MST, a UNE (União Nacional dos Estudantes), a CUT (Central Única dos Trabalhadores), partidos políticos do campo democrático e de esquerda, e diversas organizações e movimentos sociais se juntam em uma grande mobilização em solidariedade aos povos árabes e pelo cessar-fogo imediato.

O ato começa às 10h00 na Praça Oswaldo Cruz, região da Av. Paulista, e fará parte das Jornadas pela Paz. Entre as reivindicações dos manifestantes estão a retirada imediata do embaixador do Brasil em Israel e a não assinatura do tratado de livre-comércio entre Mercosul e Israel.

Além disso, o ato também vai pedir ao governo brasileiro que se oponha publicamente ao massacre dos povos libanês e palestino. Até o momento, a ofensiva israelense já assassinou mais de 800 pessoas e mais de 900 mil exilados. Entre os mortos estão 10 brasileiros e seus familiares.