Superação do conflito depende de lutar contra a pobreza, diz Gavíria

Fonte Agência Notícias do Planalto

Álvaro Uribe assumiu nesta segunda-feira (07) a presidência da Colômbia pela segunda vez. Temeroso, o chefe de Estado reforçou a segurança da cerimônia de posse, já que ataques das Forças Armadas Revolucionárias Colombianas (Farc) mataram 21 pessoas em sua primeira posse, em 2002, na capital Bogotá.

Segundo Uribe, os grandes desafios do governo são reduzir a pobreza, que atinge a metade da população colombiana, e estabelecer diálogo com os grupos armados. Uribe é forte aliado dos Estados Unidos e com esse apoio promove uma campanha de repressão dos guerrilheiros de esquerda do país.

Para Carlos Gaviria Diaz, candidato do partido de esquerda Pólo Democrático Alternativo (PDA) derrotado nas últimas eleições, existe um permanente conflito armado na Colômbia, “que é negado pelo presidente Álvaro Uribe”. Segundo Gaviria, a guerra vivida pelo país “tem suas causas na pobreza e na distribuição desigual das riquezas”.

De acordo com o candidato do PDA, a reeleição de Uribe não significa uma vitória absoluta, já que a esquerda obteve um marco histórico na eleição: mais de dois milhões de votos. Para Gavíria isso mostra que “um grande setor da sociedade está inconformado com o projeto de Uribe e, por isso, aderiu à proposta do PDA”.

As últimas eleições colombianas, realizadas em maio, foram marcadas por um alto índice de abstenção, já que o voto não é obrigatório no país.