Carajás: Indenização sai apenas para 20 dos mais de 70 mutilados

Por Clara Meireles
Fonte Agência Notícias do Planalto

O Pará é conhecido como um dos estados com maior número de mortos no campo no Brasil. Nos últimos 20 anos foram mais de 800 assassinatos. Uma das tragédias mais conhecidas ocorridas no estado foi a de Eldorado dos Carajás, em abril de 1996. Na época, 19 agricultores do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra (MST) foram mortos pela Polícia Militar e mais de 70 ficaram gravemente feridos. Após 10 anos, nenhum dos responsáveis pelo crime está preso. No início de agosto deste ano, no entanto, 20 sobreviventes do massacre conseguiram uma indenização de R$ 1,2 milhões com as autoridades. O valor é menos da metade do que havia sido determinado anteriormente pela Justiça, e só será pago em 2008.

Segundo Charles Trocate, integrante da direção nacional do MST, esta é uma pequena vitória. O número de feridos passa de 70, mas apenas 20 deles têm documentação necessária para processar o Estado.

“Do nosso ponto de vista, essa indenização é insuficiente. Eldorado dos Carajás produziu 19 mortes e agora [10 anos depois] 22 mortes [ao todo], produziu seqüelas que nunca acabarão, e indenizar apenas 20 pessoas é muito insuficiente.De certa forma, configura como uma pequena vitória. O dinheiro não paga nenhuma vida, mas nas condições em que as famílias se encontram, certamente vai ajudar a reorganizar seu padrão de vida?”.

No total, cada um dos feridos deverá receber entre 30 e 90 mil reais individualmente. Segundo Trocate, alguns setores da sociedade vêem a indenização com certa intolerância.

“É o velho preconceito: para quê tanto dinheiro para esses sem-terra?. É a única coisa que explica”, critica Trocate