MST inaugura primeiro assentamento na cidade de São Paulo

A cidade de São Paulo ganha o primeiro assentamento da Reforma Agrária dentro do seu perímetro. A inauguração da Comuna da Terra Irmã Alberta, assentamento de 60 famílias do MST, acontece neste sábado, em 12 de agosto, a partir das 9 da manhã.

A programação começa com a Feira Estadual da Reforma Agrária do Movimento em São Paulo, onde estarão disponíveis produtos vindos de acampamentos e assentamentos de todas as regiões do estado. A partir das 10h, estão previstas manifestações culturais.

Às 14h30, haverá um ato ecumênico e, logo depois, um ato político. Está confirmada a presença do senador Eduardo Suplicy (PT), dos deputados federais Luiz Eduardo Greenhalgh e Jamil Murad, do deputado estadual Simão Pedro, dos bispos Dom Tomás Balduíno, Dom Simão e Dom José Maria, além de autoridades que trabalham pela Reforma Agrária no estado.

A partir das 17h, a bateria da Escola de Samba Gaviões da Fiel faz uma apresentação no local.

Para chegar no assentamento, vá pela Rodovia Anhanguera (sentido interior) e entre no primeiro retorno após o pedágio, no km 29, à direita. Depois volte até o km 27, entre à direita na placa “Chácara Maria Trindade”.

Histórico

A comunidade Irmã Alberta existe há quatro anos, em uma área improdutiva e abandonada pertencente à Companhia de Saneamento Básico do Estado de São Paulo (Sabesp) na região de Cajamar, SP.

Atualmente, a comunidade conta com cerca de 60 famílias que constróem e produzem na área. Diante da ineficiência dos órgãos responsáveis em promover a Reforma Agrária no país, o MST decidiu declarar a área como espaço de assentamento e continuar a construção coletiva da Comuna da Terra Irmã Alberta.

Trata-se de uma conquista inédita pelo fato de ser o primeiro assentamento estabelecido dentro do município de São Paulo, após inúmeros momentos difíceis. Para a atividade do próximo sábado é esperada a presença de 5 mil pessoas.