Comitê pela reestatização da Vale é inaugurado em Blumenau (SC)

Ontem foi inaugurado mais um comitê da campanha pela reestatização da Companhia Vale do Rio Doce, em Blumenau (SC). Já estão em funcionamento comitês em São Paulo, Rio de Janeiro, Paraná, Pará, Espírito Santo, Minas Gerais e Mato Grosso.

Quase dez anos depois, a privatização da maior exportadora e produtora de ferro do mundo pode ser revertida. Em 16 de dezembro do ano passado, a juíza Selene Maria de Almeida, do Tribunal Regional Federal (TRF) de Brasília, reabriu o caso, possibilitando a revisão do processo. Entre os réus estão a União, o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) e o ex-presidente Fernando Henrique Cardoso. Eles são acusados de sub-valorizar a companhia na época de sua venda. A juíza já determinou que uma nova perícia seja feita para avaliar o preço da CVRD. No próximo passo do processo, as ações voltam para o Pará e serão novamente julgadas.

No primeiro semestre desse ano, a Vale teve um lucro de 6,1 bilhões de reais. “Esse lucro poderia significar a construção de moradias populares para 125 milhões de famílias”, afirmou a deputada federal Dra. Clair (PT-PR), presente no ato e integrante da Frente Parlamentar em Defesa do Patrimônio Público.