Sem Terra ocupam fazenda em Jóia (RS)

Cerca de 320 trabalhadores e trabalhadoras rurais Sem Terra ocuparam na manhã desta segunda-feira a Granja da Saúde, no município de Jóia, noroeste do Rio Grande do Sul. A área de 1.116 mil hectares já foi negociada pelo Incra (Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária) com o proprietário, mas ainda não foi liberada para o assentamento das famílias.

Além desta fazenda em Jóia, outras oito áreas anunciadas pelo Incra em julho deste ano ainda não foram liberadas para o assentamento de 510 famílias. As áreas estão localizadas nos municípios de São Luiz Gonzaga, Bossoroca, Itacurubi e Santana do Livramento. O MST reivindica do Incra, do Ministério do Desenvolvimento Agrário e do governo federal a liberação imediata destas áreas e o cumprimento das metas de assentamento para 2006.

Descumprimento de metas

No início do governo Lula, a meta de assentamentos no Rio Grande do Sul era de aproximadamente 15 mil famílias, mas apenas 320 foram assentadas em quatro anos no Estado. Após mobilizações do MST, o Incra se comprometeu em assentar 1070 famílias em 2006, mas até o momento foram apenas 98. Já o governo do estado lavou as mãos: não assentou nenhuma família e ainda aumentou a repressão policial sobre o MST.

O MST exige o assentamento das 2,5 mil famílias que vivem em acampamentos de beira de estrada no Rio Grande do Sul, além da desapropriação da Fazenda Guerra. O latifúndio, situado no município de Coqueiros do Sul, tem cerca de nove mil hectares e poderia abrigar mais de 400 famílias Sem Terra.