Anulação do leilão da Vale é tema de debate na Assembléia Legislativa do ES

A Assembléia Legislativa do Espírito Santo irá debater amanhã a anulação do leilão da Companhia Vale do Rio Doce (CVRD). Solicitado por diversos movimentos sociais, entre eles o MST, o debate faz parte de uma Campanha Nacional pela reestatização da companhia, patrimônio do povo brasileiro privatizado durante o governo de Fernando Henrique Cardoso.

Em janeiro deste ano, a 5ª Turma do TRF (Tribunal Regional Federal) de Brasília decidiu pela revisão da privatização da Vale. Seu processo de venda terá que passar por uma perícia técnica para avaliar a denúncia de sub-valorização do patrimônio na época do leilão.

A campanha conta com comitês em diversos estados, entre eles Pará, Mato Grosso, Rio de Janeiro, São Paulo, Paraná, Distrito Federal, Minas Gerais, Santa Catarina, Bahia, Mato Grosso do Sul e Pernambuco. Há articulações na Bahia e Ceará.

No Espírito Santo, entidades como a CUT (Central Única dos Trabalhadores), o DCE da UFES (Diretório Central dos Estudantes da Universidade Federal do Espírito Santo) e os movimentos que compõem a Via Campesina (MST, Movimento dos Pequenos Agricultores e Comissão Pastoral da Terra) estão construindo a mobilização.