Documentário sobre MST estréia no Rio de Janeiro

Hoje a partir das 21h00, o Cine Santa de Santa Tereza, no centro do Rio de Janeiro (RJ), vai abrigar a pré-estréia do documentário “Zé Pureza”, sobre famílias Sem Terra que acampadas em Conceição de Macabu, norte do estado. Com a presença do diretor do filme e cientista social Marcelo Ernandez e da integrante da coordenação nacional do MST Marina dos Santos, a pré-estréia será seguida de debate com a platéia.

Marina vai falar sobre as dificuldades na luta pela terra e sobre o processo de Reforma Agrária no Brasil. Já o diretor vai conversar com os espectadores sobre o processo de produção do filme, que levou quase quatro anos.

Da ocupação à conquista da terra, o filme mostra famílias de trabalhadoras e trabalhadores rurais ligadas ao MST discutindo sobre a questão agrária e a esperança na transformação de terras hoje improdutivas. O documentário mostra também as mesmas famílias lutando para se estabelecer e cultivar no local.

O título do filme é em homenagem ao nome do acampamento, “Zé Pureza”. O diretor chegou a acampar por mais de quinze dias na área. O filme ainda o inspirou a criar sua tese de doutorado, que trata das relações sociais entre os Sem Terra.

“Nosso principal objetivo era desconstruir preconceitos. As pessoas tendem a pensar nos Sem Terra de maneira idealizada ou satanizada”, explica Ernandez.

O Cine Santa Tereza fica na Rua Pascoal Carlos Magno, 136, no Largo dos Guimarães. O filme entra em cartaz nesta sexta-feira (08/09) no Cine Santa Tereza e no Ponto Cine, em Guadalupe. Ainda haverá outra sessão de pré-estréia no Rio nesta quarta-feira, no cinema da Universidade Estácio de Sá, no Rio Comprido.