Sem Terra é perseguido por apoiar manifestação pública

O integrante da coordenação nacional do MST, Enio José Bohnenberger, teve prisão preventiva decretada em 04 de julho pelo juiz da 11ª Vara Criminal de Belo Horizonte. Ontem, os advogados do Sem Terra entraram com pedido de hábeas corpus no Tribunal de Justiça de Minas Gerais.

Militante dos direitos humanos, Bohnenberger teve prisão decretada por participar uma manifestação popular ocorrida em abril desse ano na sede da Cemig (Companhia Energética de Minas Gerais), contra a política energética no estado. Na época, os manifestantes foram duramente reprimidos pela polícia. Sete trabalhadores rurais foram presos e brutalmente espancados, entre eles um menor de idade. Outros 17 foram hospitalizados, três em estado grave.

O entendimento do juiz foi que o Sem Terra, por ser integrante do MST e ter participado da manifestação, colocaria em risco a ordem pública. No entanto, para o Movimento, a liberdade de Bohnenberger em nada coloca em risco a ordem, a instrução do processo ou a aplicação de pena.

Bohnenberger é trabalhador rural e com residência fixa, assentado em projeto de Reforma Agrária implantado pelo governo federal na região do Vale do Jequitinhonha (MG).

O MST pede a todas as entidades, movimentos, amigas e amigos do MST enviem cartas ao Desembargador relator Hyparco Immesi, pedindo a imediata concessão da liberdade ao companheiro. A qualquer momento, o desembargador vai se manifestar sobre o pedido de liminar, portanto é importante que as mensagens sejam enviadas rapidamente para:

Dr. Hyparco Immesi
Desembargador da 2ª Câmara Criminal do Tribunal de Justiça de Minas Gerais
Fax: (31) 3237-6806
Correio Eletrônico: [email protected]